Magia é a habilidade de manipular energia e energia é apenas o que é. Energia é uma força nem positiva e nem negativa, nem boa e nem má, absoluta e ainda sim, adaptável.

Magia Branca, Magia Negra, Magia Verde, Bruxa Verde, Bruxa Negra, Bruxa Cinza, são incontáveis os termos utilizados para tentar separar e distinguir o que não pode ser separado ou distinguido. Nada é totalmente bom ou mau e absoluto deste modo.
Ao tentar compreender este ponto, temos que desconstruir ideias culturalmente e socialmente estabelecidas e nos ensinadas por milênios, a ideia da eterna luta entre o bem e o mal, entre as recompensas e os castigos, entre o céu e o inferno. Estas ideias não existem na magia ou na bruxaria, arrisco a dizer que esta ideia não existe nem mesmo na natureza se não dentro de nossas mentes humanas.
Temos que estar acima desses rótulos. Ser uma pessoa boa por medo de castigos é realmente ser uma pessoa boa ou uma pessoa medrosa? Cometer erros também não te torna uma pessoa má, mas sim uma pessoa, e somos todos passiveis ao erro. Fazer o mal por motivos bons ou fazer o bem por motivos maus ou mesmo fazer o mal pensando estar fazendo o bem e o contrário disso. É bem complexo admitir a inexistência de uma ideia tão tradicionalmente ensinada desde que nascemos.
Na Bruxaria usamos nosso senso moral e ético. O que é o bem para mim? O que é o mal para mim? São ideias a serem pensadas e refletidas internamente para a construção de sua bússola moral. Essa bússola vai determinar estes conceitos para você somente, ela não se aplica às práticas de outras bruxas. O que é o bem ou o mal para aquela pessoa? Não sabemos, temos vivências, histórias e experiências diferentes e baseamos nossas bússolas por este caminho. Não cabe a nós julgar a prática de outra bruxa, mas sim vigiar e evoluir a nossa própria.
Dentro de determinadas tradições podemos encontrar algumas leis e dogmas que ajudam essa bússola moral construindo ideias do que seja permitido ou não para o iniciado. Isso ajuda um pouco com essa questão tão complicada, mas mesmo assim ainda temos alguns impasses a enfrentar as vezes.
Fazer um feitiço para ir bem em uma prova, irá te beneficiar em relação aos seus concorrentes, isso seria justo com eles? Seria algo ruim para aquele que pode ter perdido uma posição para você que utilizou de um feitiço para ter mais chances de conquistá-la?