Os Cristais são instrumentos importantíssimos criados pelas mãos habilidosas dos elementos, não somente da Terra, gerados no útero da própria Natureza.
E com suas energias, vibrações e beleza, assumem um papel tanto físico quanto energético em nossa prática mágicka em geral.
Mas como outros instrumentos, merece cuidados apropriados, para que possamos sentir, utilizar e corresponder a essa vibração.
Vamos tratá-los como as Ervas: Têm grande variedade, tipos, formas, cores e usos, assim como alguns perigos. Com algumas ervas não fazemos chá, pois podem ser tóxicas, com outras não fazemos incensos e muitas não são tocadas ou consumidas. Com os cristais também, cada cristal tem sua forma específica e determinada de usarmos e também de cuidarmos.

Os cuidados com os Cristais podem se resumir em três processos:
Purificação, Energização e Programação.
Purificação, o que é?
A Purificação é uma técnica usada para descarregar energeticamente o cristal e deixá-lo sem interferências de energias externas, apenas com sua própria e natural energia vibracional. Deste modo ele fica de certa forma 'neutro', esperando ser energizado para estar saudável para trabalhar bem sua vibração naturalmente pura e predeterminada pela Natureza.
Porque temos que Purificar?
Os Cristais atuam em grande maioria como