A sexualidade e a fertilidade sempre estiveram relacionadas à bruxaria desde os primórdios do tempo, da origem do homem e da magia. Como já vimos na história da bruxaria temos indícios de culto ao corpo desde muito antes da história escrita. Temos estatuetas de mulheres com ancas largas e seios fartos mostrando a fertilidade e o dom de gerar vida e temos também símbolos fálicos mostrando a virilidade e a potência masculina. Ambos sagrados à natureza cultuada pelas bruxas.

Quando falamos em fertilidade, falamos na reprodução, no crescimento, na prosperidade da natureza e da espécie. Já a sexualidade é alheia a isso, refere ao prazer e ao conhecimento intimo e pessoal de cada indivíduo e a dualidade de potências, a masculina e a feminina são energias primordiais e complementares que estão totalmente alheias de corpo físico ou de atrações individuais.
A Wicca, sobretudo a nossa Tradição Algardiana entende a sexualidade como positiva e natural, não sobrepondo ideias aos estímulos naturais do individuo. Desde que te faça bem, te faça feliz, te evolua como pessoa, é correto.
A mídia costuma evidenciar em manchetes e artigos sobre como a bruxaria é uma prática pervertida, com orgias, rituais com mulheres nuas à beira de fogueiras e outros aspectos negativos, mas não é uma verdade e muito menos uma pratica comum tanto na bruxaria e muito menos dentro das diferentes tradições wiccanas. O sexo não é um tabu para nós, mas não é por isso que praticamos tais atos dentro de nossos covens, este é um preconceito ainda muito presente.
A fertilidade esta presente em toda a natureza, seja no crescimento das plantas ou na reprodução dos animais ou mesmo em ações que não damos a total atenção, como por exemplo a chuva que rega o solo ou o vento que carrega o pólen e as sementes consigo, é a forma que a natureza se encarrega de manter seus ciclos e sua vida.
Quando falamos sobre o assunto ou mesmo de magia sexual, não é necessário falar sobre sexo, sobre o ato em si. O ato é apenas uma das muitas formas de produzir essa energia e ela esta presente de muitas formas na natureza e para que possamos acessar.
A natureza possui polaridades que se complementam, se atraem e interagem, a polaridade masculina que é uma força ativa, quente, volátil e uma polaridade feminina que e passiva, fria, sólida. As polaridades estão presentes em tudo de forma equilibrada.