Feitiços, magia, rituais e todas as ações tomadas são energias que são influenciadas por outras energias. Uma dessas formas de energia, é a energia planetária(energia dos corpos celestes). Os Planetas, Sol e Lua exercem uma força magnética e gravitacional em nosso planeta, ciclos da natureza, marés e em todo o resto, de forma bem intensa e constante. Aproveitar estas forças é muito importante quando queremos potencializar uma ação mágica. Fazendo um feitiço no dia e hora em que os planetas estejam a favor é ótimo quando se deseja potencializar os resultados.

O dia na magia tem início com os primeiros raios de Sol e a noite na magia tem início com o desaparecer do último raio de Sol, não seguimos o relógio do pulso ou da parede da cozinha neste caso. A espiral contém todos os 7 dias da semana e todas as 168 horas desta semana. Começa na primeira hora do dia com o nascer do Sol de Domingo e acaba na vigésima quarta hora de Sábado antes do nascer do Sol de Domingo quando reinicia a semana. O planeta que rege a primeira hora o dia é o dominante, durante cada uma das horas de cada dia, vamos ter planetas que exercem suas influências junto ao planeta dominante do dia. A cada uma das horas há uma combinação de energias diferente. É importante entender que não se usa as horas do relógio comum e nem do calendário comum, o nosso dia só muda com o nascer do Sol e não a meia-noite como o comum. Pelo motivo de acompanhar o Sol como marcador dos dias, na magia temos dias mais curtos e dias mais longos, dependendo da estação sazonal em que estamos e por isso, dispensa-se qualquer associação com o horário de verão, isso não altera e nem influencia de modo algum em nossa tabela e horários.

A tabela espiralada permitia acompanhar os horários planetários com um relógio solar quando posta em alinhamento com o mastro solar em determinada posição e localidade.
E como não é comum termos relógios solares, bússolas e nivelad