Quem foi a primeira bruxa? Quando foi que ela viveu? Quem deu inicio às tradições?
Não podemos saber com exatidão, tudo o que temos são resquícios pré-históricos que atribuímos às primeiras formas de culto à divindades, à natureza ou expressões artísticas envolvendo vontades, desejos e porque não já definirmos como magia? Seria o domínio do fogo o primeiro passo para compreendermos e dominarmos a natureza, seus elementos e energias até então temidas, não compreendidas e devastadoras para nossos ancestrais?

Pinturas Rupestres poderiam facilmente ser formas de sigilos mágicos para bons resultados em caçadas e buscas por alimentos e territórios, os primeiros registros do culto e da importância do fogo para estes povos e o primeiro passo para tudo o que vivenciamos em todos os momentos da história ate hoje.
Cerca de 60 milênios atrás já possuíamos ritos funerários, bom pelo menos nossos parentes Homo sapiens já possuía o costume de enterrar seus mortos, mas não somente isso, encontramos indícios que denotam uma crença em pós vida, pois eram enterrados com objetos pessoais, armas, tinturas em suas vestes e pele e pequenas esculturas com formas animais e fálicas. Seria ali o nascimento do conceito de alma? O nascimento da religião? O nascimento do xamanismo totêmico? Não vejo porque não, e mesmo assim ainda não podemos afirmar ser ali o início disso, podem ainda surgir mais sítios e evidências mostrando coisas ainda mais antigas e desconhecidas de nossa jornada neste planeta.
Expressões artísticas se mostraram presentes em todas as culturas antigas, e os primeiros registros de um culto, desejo ou admiração às mulheres vemos em estatuetas de Vênus de Willendord, que datam de 28 a 22 milênios antes da era comum, m