top of page

O que é a Bruxaria?

Definindo e descomplicando o assunto.

Este é nosso texto inaugural e esteja ciente de que ele é resultado de experiências pessoais e referências diretamente ligadas à nossa história. Traremos aqui páginas completas de nosso Livro das Sombras da Tradição Algard e fragmentos de estudos e tradições.

Desde bem nova sempre fui atraída pela natureza, com sua beleza e singularidade e em como ela conseguia produzir e sustentar coisas tão tênues e delicadas como as asas de uma borboleta carregando pólen pelo ar até coisas tão agressivas e devastadoras como erupções vulcânicas e ainda sim estar em equilíbrio, funcionando como peças de um relógio que marca o tempo precisamente.

Essa atração me levou uma hora e outra para assuntos relacionados à Bruxaria, algumas vezes passei por eles sem dar importância mas a medida que eu crescia, comecei cada vez mais a reparar nestes "sinais" me chamando e meu interesse começou a crescer, este foi o meu chamado.

Atendi ao chamado e nas buscas pelo assunto comecei a entender que não existia somente uma religião no mundo e que havia uma gama enorme de possibilidades, então conheci a Religião Wicca, busquei me aprofundar, entender e perceber que Wicca e Bruxaria estavam relacionadas à natureza de forma tão intima, pessoal e espiritual quanto aquela que eu naturalmente sentia em meu peito. Com o passar do tempo percebi que não havia tbm somente a Wicca como caminho mágicko, Wicca e Bruxaria eram coisas distintas mas relacionadas e dentro de ambos os assuntos haviam outros assuntos e categorias e eu decidi buscar a que melhor me enquadrava e recomendo que seja um exercício a todos, conhecer o que te faz bem e então se aprofundar nisso.


Mas vamos lá: O que é a Bruxaria?

Bruxa é um termo sem gênero, ou seja, tanto uma mulher quanto um homem que pratique a Bruxaria, será uma Bruxa, mas atualmente é adotado o termo equivalente masculino "Bruxo", se deseja usar este ou outros termos para se definir, você é livre para isso.

A Bruxaria não é ume religião, mas sim um ofício, ou seja, algo que realizamos praticamente com nosso esforço e energias pessoais.

A Bruxaria nos faz apreciar o cosmos e observar cada detalhe pequeno da natureza com outros olhos, não somente com os olhos do rosto, mas com os olhos da alma. As forças naturais estão disponíveis aos nosso ancestrais desde muito antes do momento em que começaram a dar seus primeiros passos sob dois pés, se abrigar em cavernas e descobrirem como dominar o fogo. A Natureza provê tudo o que é necessário para tudo o que precisamos, o que fizemos foi aprender a observar, controlar, dominar e moldar esses elementos de diversas formas ao nosso favor.



E o que difere Bruxaria, Wicca e Paganismo?

Os três assuntos estão intimamente ligados e relacionados, mas não são dependentes.

A Bruxaria diz sobre o que você faz, com seu esforço, prática e conhecimentos.

A Wicca é uma Religião com dogmas, leis, ritualísticas pré-definidas e hierarquia.

Já o Paganismo é um pouco mais difícil de definir, o termo vem de "paganus" que define quem vive do campo, daquilo que vem da terra. Foi adotado também como um termo pejorativo a fim de perseguir quem não seguia a religião dominante da época, ou seja, o cristianismo, judaísmo, islamismo e hinduísmo. Hoje o termo tomou outra conotação, como a própria palavra "Bruxa" que perdeu o sentido pejorativo e é assumido com orgulho.


E é importante lembrar, para sermos Bruxas, não necessariamente precisamos ser pagãs ou wiccanas, para sermos pagãs não precisamos ser bruxas ou wiccanas e para ser wiccanas não precisamos ser bruxas ou pagãs. E também podemos ser as três coisas unidas.


Como eu disse no início do texto, o termo "Bruxa" se aplica tanto a homens quanto a mulheres praticantes de Bruxaria, isso alimentou a ideia de que somente mulheres poderiam ser bruxas, ideia esta que foi adotada largamente pela literatura, contos populares e no cinema. Isso infelizmente também tem origem na histeria da igreja que para consolidar o cristianismo como religião oficial, demonizou festividades e práticas pagãs que em grande parte eram cultos ao feminino e a fertilidade, com isso estabeleceu ao mundo uma ideia de que o diabo agia através das mulheres, trazendo o pecado ao mundo.





1,555 views3 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page