top of page

Guia para Banhos Rituais

Banhos para reequilibrar, renovar e recarregar as energias, limpeza da mente, do corpo e da alma e mais!


Por que tomar um Banho Ritual

Às vezes, você simplesmente tem um dia ruim, estressante, cansativo e tudo o que sente é uma carga pesada nas costas. Nesse caso, uma das melhores coisas que você pode fazer é tomar um banho ritual para se desprender da energia pesada ou excedente que está sentindo e se reequilibrar. E isso também é muito relaxante e você pode usar um óleo essencial, um sal de banho ou um ramo de ervas para deixar tudo mais relaxante e energético.

Mesmo se você não teve um dia ruim, mas quer tentar algum feitiço complicado, você deve considerar um banho para purificar qualquer coisa indesejada que tenha surgido ao longo do dia. Embora eu não tome um banho ritual toda vez que realizo um ritual ou lanço um feitiço, eu tendo a pensar que eles fazem a diferença em todo o trabalho de manipulação energética exigida nessas práticas, então super recomendo que analise sua energia antes de realizar essas coisas e se preciso, tomar um desses banhos.

Um banho ritual age para limpar não apenas o corpo, mas também os corpos sutis, ou seja, a alma, a aura, o espírito e suas energias nos campos mentais, físicos e espirituais. O uso de certas ervas, óleos, cores e símbolos também é realmente maravilhoso. Reserve algum tempo e estude alguns guias de ervas para conhecer suas propriedades fitoterápicas (que sim, esta intimamente ligada aos seus usos exotéricos). Escolha ervas que correspondam à sua intenção, ou seja, para um banho de limpeza, escolha ervas que limpam, afastam ou transmutem energias estagnadas. Certifique-se de que todas as ervas que você usa são seguras para consumo e não causam irritações na pele e mucosas. E dica: sempre confira a nomenclatura internacional para não confundir ervas semelhantes ou com vários nomes regionais.

Todos nós sabemos que água quente, um pouco de espaço para nós e um pouco de paz e sossego podem fazer maravilhas absolutas. Há um motivo para os filmes mostrarem tantas vezes pessoas relaxando no banho. A água quente relaxa os músculos doloridos e tensos, o que dá à sua mente espaço para se concentrar em outras coisas além de desconfortos físicos. Desfrute do relaxamento de um banho enquanto se purifica energeticamente para o seu feitiço. Capaz até de pegar no sono relaxando na banheira!



A escolha do tipo de banho

  • Descarrego, limpeza e banimento de energias Sempre com fluxo de água, deixando que caia no corpo e arraste para o chão toda a carga excedente de energias prejudiciais. Pode ser no chuveiro ou jogando no corpo de cima para baixo com um balde ou copo, e passando a mão em movimentos de cima para baixo e do centro para as extremidades do tronco e membros, na Wicca não há problemas jogar banhos na cabeça, empurrando a água da frente do couro cabeludo para trás. Nesse fluxo, a água carrega para fora e limpa.

  • Atração, expansão e invocação de energias Prefira movimentos circulares, de baixo para cima e das extremidades para o centro do corpo. Neste caso se houver uma banheira pode ser adequado para deixar que aqui a agua envolva e abrace o corpo agregando a energia utilizada para montar o banho. Caso não tenha uma banheira, não há problemas, você pode usar ramos de ervas frescas presas próxima ao fluxo de água do chuveiro, pode usar um saquinho de pano com ervas, sais e cristais dentro, como um sabonete.


A forma de preparo

  • Banho Tradicional: Aqueça em torno de 1 ou 2 litros de água sem ferver Adicione as ervas e esfregue-as como se estivesse lavando as mãos para soltar as propriedades. Misture em sentido anti-horário para banhos de limpeza e sentido horário para banhos para atrair. Use a água jogando diretamente no corpo aos poucos ou de uma vez ou na banheira.

  • Ramo de Ervas: Amarre, pela base, ramos de aproximadamente 30cm de ervas. Prenda o ramo perto da saída de água, assim o calor e o fluxo libera as propriedades e aromas das ervas. Ervas secas costumam ser melhores, mas tanto faz.

  • Sachês: Em um tecido de algodão ou mesmo um saquinho próprio para este uso, coloque as ervas e feche bem. Jogue na água quente para ativar as propriedades e esfregue pelo corpo, aperte para derramar a água sob o corpo, massageie... Sempre descarte e troque as ervas a cada banho.

  • Sabonetes Fitoenergéticos: São preparados justamente para estes usos, trazem aroma, propriedades medicinais e energéticas das ervas e são de fácil uso para dias corridos. Confira algumas opções clicando aqui.


13 Dicas para aproveitar ao máximo seus banhos rituais!

Dica nº 1 - Desapegue, deixe ir, filtre...

Ter um banho ritual permite que você pare por um minuto e reflita sobre as coisas do dia, da semana, da vida, e então permite que você lave as coisas negativas junto com a água do banho. Quando estiver tomando um banho ritual concentre-se nas coisas das quais deseja se livrar. Você está cheio de pensamentos negativos que deseja liberar para que possa substituí-los por positivos? Você teve um dia ruim que você precisa lavar? Todas essas coisas podem ser ajudadas com um banho, já que você está literalmente lavando qualquer coisa de que deseja se livrar ao liberar a água, use da visualização e manipulação de energias para essa energia no banho.


Dica nº 2 - Esteja confortável

É importante definir o clima sempre que quiser fazer qualquer feitiço. O mesmo vale para um banho ritual, mesmo que seu dia tenha sido um caos, é bom dar uma organizada interna antes de começar o banho para que ele seja efetivo e não destrutivo. O que faz você se sentir bem e relaxado? Você tem um óleo essencial favorito? Leve seu difusor para o banheiro e coloque alguns óleos relaxantes ou use na água do banho, no ramo de ervas, etc. Eu particularmente gosto de aromas mentolados, como hortelã ou adocicados como Anis-Estrelado.


"Um único banho de chuva vale mais do que dez mil banhos dignos da realeza egípcia com leite fresco e flores sazonais" - Sacerdotisa Marion Bechelli

Dica nº 3 - Escolha um momento

Certifique-se de ter paz e sossego imperturbáveis para tomar seu banho. Você tem colegas de casa que precisam se preparar para uma noite fora e podem bater na porta? Crianças que precisam de jantar? Um cachorro que não foi passear? Eu sei que a vida é ocupada e sempre há coisas em movimento, mas é importante que você reserve um pouco de "tempo para mim" se quiser que este banho ritual tenha o efeito desejado. Passeie com o cachorro antes de entrar no banho, coloque as crianças na cama. Diga a seus colegas de casa que você teve um dia difícil e precisa de um banho relaxante e peça-lhes que lhe deem um pouco de espaço.


Dica nº 4 - Misture um pouco

Se desejar, acenda algumas velas com segurança. Isso lhe dá uma luz muito mais relaxante. Às vezes eu levo uma pequena lâmpada de tomada para tornar o banheiro um pouco mais aconchegante do que acender a luz forte em todo o ambiente. Vale até um fio de luz natalino que não fique piscando. Se você estiver usando velas, pratique a segurança contra incêndio, por favor! Não há nada menos relaxante do que algo acidentalmente pegando fogo. Além disso, mantenha todas as luzes e lâmpadas AFASTADAS da água. Eletrocussão também não é muito relaxante.


Dica nº 5 - Velas

Se você optar por usar uma vela, você pode. Consagre uma para ajudar com a energia do local e use somente para estes momentos de banhos, e não para outros trabalhos mágickos. Pode escolher cores de acordo com seus objetivos, mas aconselho usar a branca mesmo para deixar o ambiente mais "limpo".



Dica nº 6 - Sons

Toque algo que você goste suavemente em segundo plano para atingir o máximo de relaxamento. Sons de natureza, barulho de chuva, uma musica instrumental, música para meditação etc. Eu não sugeriria sertanejo sofrência, funk nem um heavy metal neste momento. E se atente ao volume, deixe baixo para que você possa escutar em segundo plano, enquanto seus pensamentos estão em primeiro plano.


Dica nº 7 - Desperte a visão

Utilize sigilos, símbolos, imagens, enfim utilize estímulos visuais, você pode colocar uma mandala na parede do banheiro e enquanto toma seu banho, deixe seu olhar e sua mente fluir pelos movimentos contínuos e infinito de seus traços, além de ser uma linda decoração para o local também. Utilize o momento para ativar um sigilo ou mesmo de deixar o sigilo agir em você.


Dica n.º 8 - Ervas de todas as formas

Adicione algumas ervas ao seu banho. Você pode usar ervas frescas, óleos essenciais ou ervas secas, serve até velas aromáticas pra deixar um suave aroma no ambiente. Use da maneira que mais gostar, soltar as ervas e flores pelo corpo, pela banheira e pelo chão ou amarrá-las perto da saída de água quente, fazer sachês para deixar apenas as propriedades soltas mais não os pedaços de ervas. Pode até mesmo preparar o banho previamente e adicionar á água da banheira peneirado, como um chá.


Dica n.º 9 - Prepare tudo antes de entrar

Quando estiver pronto, entre no banho. Deixe que a água se misture a você, flua, afunde, balance com a água e sinta a sensação de calor e deixe o relaxamento fluir pelo seu corpo. Imagine todos os seus músculos lentamente liberando a tensão do dia. Tente limpar sua mente. E para fazer isso é preciso que não fique nada pendente, então verifique se pegou uma toalha, se acendeu as velas, se pegou as ervas, se a água esta confortável e tudo mais.


Dica nº 10 - Relaxe e medite

Como no passo um de deixar ir na água. Concentre-se realmente nesta liberação de energia. Imagine-o como uma partícula invisível que cada poro da sua pele está liberando e deixe a água se diluir e puxar para longe de você. Após isso, pense no que deseja atrair, no que deseja realizar, conquistar, estabelecer e transmutar, pense em coisas positivas que você pode trabalhar, pense nas possibilidades e meios de alcançar esses objetivos.


Dica n.º 11 - Mantras e mentalização

“Eu me limpo de todo ressentimento, pensamento crítico e autocondenação. Eu me purifico do egoísmo, da autoflagelação e do julgamento de meus semelhantes. Eu me banho na generosidade, na autoestima, no elogio e no reconhecimento do meu próprio poder. Eu me mergulho na auto aceitação e compreensão de meus semelhantes... ”

Crie seu mantra, suas palavras de ordem e poder pessoal, uma poesia, um feitiço falado ou o que você achar necessário, é o seu momento consigo mesmo.


Dica n.º 12 - Finalize

Quando estiver pronto e tiver liberado todo o estresse e negatividade que acumulou, e sente-se revigorado e energizado, finalize com um banho comum para retirar qualquer pedacinho da erva ou vestígios de óleos essenciais e sais que utilizou, isso evita alergias e irritações na pele e mucosas. Use uma toalha macia, nada pior do que sair de um banho relaxante e ter a pele esfolada por um tecido áspero ou ressecado.


Dica n.º 13 - Distrações

Mesmo com os pedidos de calma na casa, como vimos na dica 3, há um grande inimigo ainda presente. O aparelho celular, use-o para tocar uma música relaxante, mas deixe em modo avião para silenciar todas as notificações e sons de sistema. Neste momento de relaxamento, limpeza e harmonia você não precisa acessar o Facebook, o Telegram, WhatsApp nem mesmo precisa tocar no celular. É um momento interno seu.


Quais ervas usar em um banho ritual

Você pode realmente usar as ervas que quiser para um banho de limpeza. Escolha algo que você goste do cheiro e goste de usar, e claro, que seja seguro. Como mencionado anteriormente, combine suas ervas com a intenção do feitiço que você deseja lançar. Geralmente, gosto de usar ervas protetoras ou ervas para poder pessoal.


As mais comuns para um banho ritual são:

  • Anis-estrelado - limpeza espiritual, energia e equilíbrio.

  • Canela - atração física, proteção e atração.

  • Eucalipto - limpeza energética, purificação e harmonia.

  • Funcho - proteção, sorte e alegria.

  • Zimbro - proteção, amor e felicidade.

  • Lavanda - harmonia, limpeza espiritual e energética e relaxante.

  • Alecrim - alegria, proteção e energia.

  • Sálvia - limpeza, proteção e banimento.

  • Rosa - amor, harmonia e limpeza.

  • Hibisco - sedução, harmonia e autoestima.

  • Hortelã - limpeza espiritual, harmonia e limpeza mental.

  • e mais uma infinidade...


Algumas combinações interessantes:

BANHO CALMANTE

1 colher de chá de açúcar

1 punhado de camomila

1 punhado de erva doce

2 litros de água


ANSIEDADE

1 punhado de malva

1 punhado de erva doce

1 colher de mel


DEPRESSÃO

1 punhado de malva

1 punhado de alecrim

1 colher sal grosso grande

2 litros de água


ANGÚSTIA

1 punhado de carqueja

3 ramos de alecrim

1 colher de mel

2 litros de água


PARA PERDOAR

3 folhas de amora

3 folhas de hortelã

1 ramo de alecrim

2 litros de água


CORAGEM

1 ramo de arruda

1 ramo de guine

1 ramo de alecrim

3 folhas de pimenteira

2 litros de água


SÍNDROME DO PÂNICO

1 punhado de malva

1 punhado de erva doce

3 galinhos de alecrim

2 litros de água

1.253 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Samhain

Beltane

1 comentario


Daiane Matos
Daiane Matos
05 dic 2021

Amei as dicas. Gratidão!

Me gusta
Post: Blog2_Post
  • Telegram
  • Facebook
  • Instagram
  • Blogger
bottom of page