Litha marca o primeiro dia do verão e se situa entre Erelitha e Afterlitha no calendário germânico antigo e um dos oito sabás neopagãos. O termo é usado especialmente no calendário Asatrú.
Ocorre no Hemisfério Sul por volta de 21 de Dezembro e por volta de 21 de junho no hemisfério norte. É o momento em que o poder do Sol chega ao seu ápice e as flores, folhagens e a relva encontram-se abundantemente floridos e verdes.
Muitos dos círculos de pedra, como o Stonehenge, e dos monumentos pré-celtas estão alinhados com o nascer do Sol.
A Igreja Cristã indivisa designou o dia 24 de junho como a festa do mártir cristão primitivo São João Batista, e a observância do Dia de São João começa na noite anterior, conhecida como Véspera de São João. Estes são comemorados por muitas denominações cristãs, como a Igreja Católica Romana, Igrejas Luteranas e Comunhão Anglicana, bem como pela Maçonaria. Na Suécia, o solstício de verão é uma festa tão importante que tem havido propostas para transformar a véspera do solstício de verão no Dia Nacional da Suécia, em vez de 6 de junho. Na Letônia, o festival Jāņi de solstício de verão é feriado. Na Dinamarca e na Noruega, também pode ser referido como o Dia de São Hans.
Lendas
Há uma infinidade de lendas e ritos que envolvem a noite do Solstício de Verão: Um dos costumes mais populares na Europa e Norte da África é a colheita de ervas medicinais e mágicas nesse dia. Acredita-se que a plenitude da força do Sol está impregnada nessas ervas e contém todo o poder sanador e mágico para a cura de doenças. O visco e o basilico, como outras muitas ervas, são colhidos ritualisticamente e usados para preservar a energia nos tempos frios em encantamentos e sortilégios.
Banhos purificadores e curas milagrosas são realizados nas noites mágickas em fontes, rios e cachoeiras. Acredita-se também que tudo aquilo que for sonhado, desejado ou pedido na noite de Litha se tornará realidade.
Os antigos Povos da Europa acreditam que, nessa noite, criaturas mágickas andam correndo pelos campos e florestas e poderiam facilmente ser vistos e contatados.
É costume dar continuidade a grande fogueira de Beltane, como também pula-la para se livrar dos infortúnios e da negatividade. Tradicionalmente essa fogueira é acesa com gravetos de abeto e carvalho, duas árvores consideradas mágicas pelos neopagãos.
Wicca
Após a união da Deusa e do Deus em Beltane, o Deus está adulto, um homem formado, e tornou-se pai - dos grãos. Em sua plenitude, ele traz o calor do verão e a promessa total de fertilização com o sucesso do enlace feito com a Deusa. Sendo o auge do Deus, também prenuncia o seu declínio, nesse momento o Deus, após cumprir a sua função de fertilizador, dá seu último beijo em sua amada e caminha ao país do Verão (Outro Mundo), utilizando o Barco da Morte para morrer em Samhain. Em algumas tradições festeja-se a despedida do reinado do Deus do Carvalho (Senhor do Ano Crescente) e o início do reinado do Deus do Azevinho (Senhor do Ano Decrescente) que durará até Yule.
Fogueiras
Os fogos representam o Sol na Terra. Os antigos pagãos acreditavam que as fogueiras podiam fortalecer as divindades solares e, assim, garantir uma boa colheita.
Árvores de carvalho
O carvalho é importante neste momento por causa de sua associação com o Oak King e o Holly King.
Este é o dia em que o Oak King é o mais forte, mas o Holly King se tornará mais poderoso a partir deste ponto do ano.
Flores
Quaisquer flores que você conseguir em suas mãos agora farão belas decorações (ou forragem para seu fogo sagrado) para Litha. Reúna você mesmo, da selva ou de seu próprio jardim, ou uma oferenda mais pessoal aos deuses.
Rodas
Como disse Journey, “A roda no céu continua girando!“ As rodas são um símbolo antigo do sol. Decore com rodas, desenhe símbolos que incluam rodas ou faça assados em formato de roda.
Abelhas
Com as abelhas vem o mel. Adicionar mel ao chá do sol ou assar pão com mel para dar como oferenda aos deuses é uma ótima opção para as celebrações da Litha.
As abelhas parecem tão alegres enquanto andam em volta das flores e plantas nesta época do ano. As abelhas estão associadas ao Sol, em parte porque usam o Sol para ajudar a navegar!
Use joias de abelhas, plante mais flores para alimentar as abelhas, crie colmeias.
Frutas
As frutas armazenam a energia do Sol para alimentar a próxima geração dessa planta. Por esse motivo, as frutas são um símbolo maravilhoso da fertilidade do Sol e uma ótima opção de oferenda.
Conchas do mar
Esta é a época do ano para ir à praia. Se você é uma bruxa do mar, colocar conchas do mar em seu altar o ajudará a se conectar com o oceano.
Decore seu altar para o verão
Seu altar geralmente deve ser decorado com objetos sazonais para lembrá-lo de ficar focado em nosso momento presente na roda do ano. Dito isso, aqui estão algumas
ideias de decoração de altar pagão para Litha:
Faça enfeites cítricos secos
Nuvens falsas feitas de algodão
Arte e decoração com o Sol ou o simbolismo do Sol
Velas
Cristais dourados e amarelos
Cristais verdes
Ervas
A maioria das ervas está pronta para ser colhida nesta época do ano. O que você tem crescendo em seu jardim? Reserve alguns momentos durante a Litha para apreciar os locais e os cheiros da vegetação ao seu redor.
Entre as muitas ervas que você pode colher e usar hoje, essas são as mais especiais durante este feriado pagão.
Folhas de louro
Cravo
Camomila
Chicória
Flor antiga
Funcho
Madressilva
Hera
Lavanda
Visco
Artemísia
Carvalho
Flores de laranjeira
Flor da Paixão
Pinho
Rosa
Açafrão
Erva de São João
Girassol
Tomilho
Verbena
Jogar essas ervas em uma fogueira ou queimá-las como incenso(quando for seguro) é a melhor maneira de usar ervas em suas celebrações de Litha.
Faça a saudação ao sol para amanhã
A Saudação ao Sol é uma das melhores maneiras de começar o dia. É um conjunto de posturas de ioga simples, mas espiritualmente recompensador. Cada pose flui para a próxima, criando um loop perfeito que pode ser repetido conforme necessário.
Você pode optar por fazer uma meditação guiada ou simplesmente sentar-se ao ar livre sob o sol quente da manhã e meditar à sua maneira.
Meditação
Quando você medita sob o Sol, permita-se comungar com esse corpo celestial e os deuses que estão associados a ele. Deixe sua positividade, poder e energia fluírem para você e ao seu redor.
Crie Sua Própria Tradição
Qualquer fogo usado neste dia é sagrado. Litha é um festival de fogo que celebra o glorioso calor do Sol que sustenta a vida.
Acenda uma fogueira
Acenda uma vela
A fumaça limpa sua casa e seus pertences
Carregar sigilos pelo fogo
Faça magia de velas
Use ervas do elemento fogo
Acendendo tochas tiki enquanto você faz um churrasco
Conecte-se com o sol.
Permita que o Sol transmita parte de sua energia a diferentes objetos ou use o Sol em um feitiço.
Faça chá do sol para Litha
Desenhe o Sol
Use cristais associados ao Sol
Passe um tempo fora com seus entes queridos.
Este é o momento perfeito para fazer uma caminhada, dar uma longa caminhada ou passar algum tempo ao ar livre ao sol. Passe algum tempo agradecendo ao Sol por seu calor e pela energia que dá a todas as plantas.
Considere doar para uma instituição de caridade de energia solar ou adicionar painéis solares para sua casa nesta época do ano. Esta é uma ótima maneira de cuidar da Terra e ao mesmo tempo honrar o Sol.
Uma maneira fácil e econômica de fazer isso é comprar luzes e decoração de jardim que usam painéis solares para alimentar suas luzes.
Concentre-se na abundância! Esta época do ano é uma época de abundância e fertilidade transbordantes. O que você pode começar nesta temporada que vai se tornar algo lindo até o final do ano?
Comece um novo negócio.
Comece um novo hobby
Abra uma conta poupança
Invista seu dinheiro
🌞
Cores: azul, marrom, vermelho, amarelo, laranja, verde e branco.
🌞
Animais: borboletas, cavalos, lagartos, cavalo marinho, pássaros, vacas e ursos.
🌞
Pedras: ágata, alexandrita, fluorita, âmbar, pedra da lua, jade, pérola, olho de tigre.
🌞
Comida: vinho tinto, pão com ervas, doces, legumes, queijo, carnes frias, salada de batata, frango, sorvete, bolo de mel, chá gelado, doce de canela e frutas da estação.
🌞
Ervas: Camomila, funcho, lavanda, artemísia, tomilho, verbena, pinha, rosa e girassol.
🌞
Incenso: açafrão, laranja, mirra, glicínia, hortelã, lavanda.
🌞
Decoração: sois, flores de verão, fadas de frutas, conchas, guirlandas e cruz solar.
Comments