top of page

Ostara

O nome Ostara está relacionado com a deusa da fertilidade, amor e do renascimento da mitologia anglo-saxã, da mitologia nórdica e mitologia germânica. Também é relativo às festividades que se celebram durante o equinócio desta estação. A data tem forte ligação com diversas outras celebrações pagãs.

Ostara é o primeiro dia da Primavera, ocorre normalmente entre 21 e 24 de setembro no hemisfério Sul (podendo ocorrer entre 20 e 25 de setembro) e entre 20 e 23 de março no hemisfério Norte (podendo ocorrer entre 17 e 24 de março). O início da primavera marca também a volta do Sol e uma época do ano em que dia e noite tem a mesma duração depois do inverno. Para os alguns neopagãos é o despertar da Terra com sentimentos de equilíbrio e renovação. Uma das principais tradições desse festival é a decoração de ovos. O ovo representa a fertilidade da "deusa" e do "deus". Outra tradição muito antiga é a de esconder os ovos e depois achá-los.(Talvez veio daí o costume dos Norte-americanos de esconderem os ovos de chocolate no dia da Páscoa para que as crianças os achem).

Para os wiccanos também é época de começar a plantar, época do amor, de promessas e de decisões, pois a Terra e a natureza despertam para uma nova vida.


Lendas

Alguns sites contam uma história de Eostre ligando-a a pássaros e lebres, porém não há nenhum registro antigo relacionado a isso, o que leva a crer que esse mito seja uma versão moderna criada para ligar símbolos de fertilidade presentes no paganismo com a Deusa.