top of page

Evocação X Invocação

Tudo o que agregamos em nossos feitiços e rituais deve ser "chamado" para atuar, para trazer sua energia correspondente, seja a vibração de uma cor, uma hora planetária, a energia da lua ou mesmo a própria deusa e deus. E como toda energia, não surgem sozinhos, não basta colocar uma cor correspondente ou fazer o feitiço numa hora tal e num dia tal, por isso devem ser chamados, convocados para atuar.

Embora seja um procedimento que deve ser usado em todos os rituais e feitiços como parte deles, são termos muito confundidos. São confundidos até por quem já possui o conhecimento sobre eles, então não se sinta mal por isso, é comum. Embora possam parecer intercambiáveis, eles são termos e práticas diferentes em execução e em resultados. Mas vamos lá dar uma conferida nas diferenças e definições deste e de outros termos relacionados.


Macetes para se lembrar facilmente: INvocar = INterno Evocar = Externo ConJURAR = JURAR

Invocação

A invocação pode ser definida como a convocação de qualquer divindade, espírito, ancestral, energia planetária, elemental ou entidade com a intenção de se comunicar, pedir manifestação ou oferecer algo. A invocação consiste em chamar pela presença para dentro de si mesmo ou das pessoas pessoas presentes no ritual, assumindo assim a identidade desta energia evocada com os participantes do ritual, onde além de comunicação, pode haver culto ou pedido de favores e auxílios no ritual. Os praticantes de magia também podem usar a invocação para se conectar com uma divindade como forma de adoração e iniciação em seus mistérios. Essa invocação pode incluir frequências de energias diversas além das conscientes, como a correspondência do dia, do horário, de uma cor, de um símbolo e muito mais. E pode também ser realizada para um objeto ou instrumento, depositando a energia invocada em algum recipiente temporário ou fixo.

É importante salientar que invocação não é incorporação do modo que vemos nas religiões de matriz africana, durante uma invocação a bruxa tem total controle de todas as ações e atua em primeira pessoa o tempo todo, assumindo para si a forma e energia do que esta invocando.