Também conhecida como Vela Eterna, Fogo de Atena, Vela da Chama Negra, Fogo Perpétuo... e tantos outros nomes em diferentes tradições e sistemas.
A Vela Ritualística é um instrumento muito importante em várias tradições, não somente wiccanas.
Basicamente é uma vela, geralmente negra e votiva, consagrada à abertura de rituais. Ela é acesa no início de rituais para transferir sua chama sagrada para outras velas e instrumentos que serão usados, depois é apagada.
''Mas como assim!?'' Você deve ter pensado...
A Vela Ritualística é consagrada para aberturas de portais de energias, e sua chama é usada para elevar o nível do ritual e conectar sua vontade com os Deuses. Acende-se esta vela no início, logo após o banimento inicial e o fechamento do círculo, e transfere-se a chama para as demais velas que serão usadas no ritual. Feito isso podemos apagar a Chama-Sagrada, momentaneamente, abafando (nunca soprando neste momento), use um abafador ou mesmo uma colher para apagar a chama, basta pressionar a colher no pavio.
Com as velas acesas com a Chama-Sagrada e a vela principal apagada, pode-se seguir o ritual normalmente. Ao final e antes da abertura do círculo e do banimento final, a Chama-Sagrada deve ser "devolvida" à Vela Ritualística, e fazemos isso simplesmente transferindo a chama das velas do ritual para a vela principal novamente. Neste momento pode-se apagar as velas do ritual ou deixar que queimem até o final (depende do que pedir o ritual que esta realizando, claro). E a Vela Ritualística para finalizar a conexão com o ritual, deve ser agora apagada com um sopro, de frente para o altar ou local que acabou de utilizar. E pronto, segue a abertura do circulo e o banimento para finalizar.
E como fazer sua Vela Ritualística?
Primeiro vamos voltar a algumas aulinhas passadas e dar uma recordada em algumas técnicas como:
Feito isso, prepare o seu local com a sua Vela Negra, a ideal é a Votiva (Vela de 7 dias), assim dura muito mais tempo por ser maior e pelo tempo que fica acesa ser pouco.
Uma taça com água, cristais de sal grosso (ou Sal-Negro), incenso ou ervas purificadoras e energizadoras, uma vela comum (ou outra Vela Ritualística, caso esteja fazendo a substituição de uma que esteja no fim) ... Se quiser adicionar mais coisas ao seu rito, seguindo correspondências de energias, faça.
Caso vá fazer sua vela do zero, você pode usar um recipiente plástico como molde e tingir a parafina com carvão em pó ou cinzas de ervas queimadas, prefira ervas sagradas ou leves como Alecrim, Mirra, Rosas...
Com sua vela preta a sua frente, abra um círculo e comece o ritual de banimento:
Acenda os incensos ou ervas e use a fumaça para limpar a vela.
Molhe os dedos na taça com água e dê pequenas aspergidas na vela dizendo:
''Pela Água limpo-te e exorcizo-te''
Passe a vela pela fumaça do incenso e diga:
''Pelo Ar limpo-te e exorcizo-te''
Passe pela chama (passe a base dela a parte de baixo e deixe um pouco de cera derreter) e diga:
''Pelo Fogo limpo-te e exorcizo-te''
Com a base ainda com cera derretida, pressione sob os cristais de sal e deixe que grudem e diga:
''Pela Terra limpo-te e exorcizo-te''
Essa base de Sal cria um selo de proteção até o fim da vela.
Feito isso, acenda a chama rapidamente e sopre apagando e dizendo:
''Fogo que aqui habitava,
busque nova morada
Sua essência aqui
não é mais necessária''
Retorne então e repita o processo dizendo em cada um deles:
''Pelo (diz o elemento, um por vez) desperto-te e consagro-te''
Ao terminar os quatro elementos, acenda a vela e diga:
"Desperto-te e consagro-te
para que sirva a meus intentos.
Chama que arde na pele
e ilumina minha visão.
Sua ponte é aberta e fechada
mas jamais será trancada.
Será minha porta,
minha luz e minha guia.''
Termine o ritual da maneira que sentir que deva ser e com um banimento final.
A Água pode ser jogada em plantas, a vela utilizada deve ser queimada inteira, o sal que sobrou pode ser usado na confecção de pós de banimento e o incenso deve queimar inteiro.
Comments