top of page

A Vela Ritualística

Também conhecida como Vela Eterna, Fogo de Atena, Vela da Chama Negra, Fogo Perpétuo... e tantos outros nomes em diferentes tradições e sistemas.

A Vela Ritualística é um instrumento muito importante em várias tradições, não somente wiccanas.

Basicamente é uma vela, geralmente negra e votiva, consagrada à abertura de rituais. Ela é acesa no início de rituais para transferir sua chama sagrada para outras velas e instrumentos que serão usados, depois é apagada.

''Mas como assim!?'' Você deve ter pensado...

A Vela Ritualística é consagrada para aberturas de portais de energias, e sua chama é usada para elevar o nível do ritual e conectar sua vontade com os Deuses. Acende-se esta vela no início, logo após o banimento inicial e o fechamento do círculo, e transfere-se a chama para as demais velas que serão usadas no ritual. Feito isso podemos apagar a Chama-Sagrada, momentaneamente, abafando (nunca soprando neste momento), use um abafador ou mesmo uma colher para apagar a chama, basta pressionar a colher no pavio.

Com as velas acesas com a Chama-Sagrada e a vela principal apagada, pode-se seguir o ritual normalmente. Ao final e antes da abertura do círculo e do banimento final, a Chama-Sagrada deve ser "devolvida" à Vela Ritualística, e fazemos isso simplesmente transferindo a chama das velas do ritual para a vela principal novamente. Neste momento pode-se apagar as velas do ritual ou deixar que queimem até o final (depende do que pedir o ritual que esta realizando, claro). E a Vela Ritualística para finalizar a conexão com o ritual, deve ser agora apagada com um sopro, de frente para o altar ou local que acabou de utilizar. E pronto, segue a abertura do circulo e o banimento para finalizar.